Quinta-feira :: 30 / 03 / 2017

Además RSS | Classificados Universia | Notícias | Registo | Tradutor | Miríada X MAPA DEL SITIO

Outras Bibliotecas


 

biblioteca
  

 

 

 

Ao falarmos do termo biblioteca podemos entender várias aceções da palavra. De acordo com o Dicionário da Porto Editora, poderemos estar a falar de 6 realidades diferentes:
1.    coleção de livros pertencentes a uma pessoa particular ou destinados à leitura do público
2. 
   edifício ou sala onde se encontra uma coleção de livros para consulta no local ou empréstimo domiciliário
3.    conjunto de móveis próprios para livros; estante
4.    conjunto de obras de um mesmo editor com determinadas características comuns (temáticas, de público-alvo, etc.)
5.    coleção das obras literárias de um povo
6.    INFORMÁTICA coleção de e-books pertencentes a alguém e disponíveis para leitura num dispositivo (smartphone, tablet, etc.) ou numa nuvem


De qualquer forma, ao fazermos uma análise etimológica e semântica da palavra biblioteca, somos imediatamente remetidos para palavras como conhecimento, cultura, investigação, estudo, leitura, etc.
Esta associação de conceitos é fruto de uma realidade consolidada: há mais de quatro mil anos, na época dos egípcios já existiam os embriões das atuais bibliotecas: as casas dos livros.

Atualmente as bibliotecas evoluíram em consonância com os avanços tecnológicos. Se pensarmos no edifício que alberga, conserva e expõe os livros para o seu estudo encontramos espaços inteligentes, funcionais nos quais o processo de pesquisa se encontra já completamente automatizado, possibilitando o acesso ao documento que procuramos em apenas alguns segundos. Se tivermos em conta o material armazenado, vamos encontrar não apenas material escrito, mas também em formato audiovisual e digital.
Uma biblioteca é sinónimo de prestígio para a comunidade em que se insere, é o símbolo do interesse por essa sociedade em ampliar, divulgar e difundir o conhecimento. Os seus costumes, a sua história, a sua economia, a sua ciência... Cada país tem habitualmente uma biblioteca nacional, uma instituição que preside a uma posição de honra na estrutura bibliotecária do país.

Em Portugal compete à  Biblioteca Nacional de Portugal proceder à recolha, tratamento e conservação do património documental português, em língua portuguesa e sobre Portugal, nos vários tipos de suporte em que este se apresente, bem como assegurar o seu estudo, divulgação e as condições para a sua fruição e garantir a classificação e inventariação do património bibliográfico nacional.

Criada em 1796, as suas atribuições têm hoje uma expressão mais diversificada no conjunto de serviços que presta, quer à cultura portuguesa e ao público em geral, entre outros aspetos através do Catálogo em linha das suas coleções e da Biblioteca Nacional Digital, quer aos profissionais dos sectores da edição e da informação e documentação.

Nesse sentido, a BNP atua como Agência Bibliográfica Nacional, responsável pelo Depósito Legal e pelos serviços ISSN, ISMN e CiP, pelo registo e difusão da Bibliografia Portuguesa e pela coordenação e gestão da PORBASE - Base Nacional de Dados Bibliográficos. Neste âmbito, tem igualmente assumido formas de intervenção diversa em prol do desenvolvimento profissional das bibliotecas, a que também se alia a sua função de Organismo de Normalização Sectorial para a documentação e informação em Portugal.

O site da Direcção Geral do Livro e Bibliotecas - DGLAB pretende satisfazer as necessidades de um diversificado público potencial que procura aceder a uma multiplicidade de informação e de serviços abrangidos pelas atribuições e competências de um organismo que, resultante da fusão de anteriores entidades, tem hoje uma responsabilidade acrescida na vida cultural portuguesa.

De facto, é obrigação da DGLAB, como o próprio nome caracteriza, coordenar a execução de políticas nas áreas do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas Públicas.

 

A Rede Nacional de Bibliotecas Públicas integra atualmente 205 bibliotecas municipais, sendo possível aceder a informação sobre as bibliotecas consultando a Base de Bibliotecas da RNBP.

 
Consulta também a
Rede de Bibliotecas Escolares.

Ainda no contexto ibero-americano encontramos organismos internacionais que agrupam as bibliotecas mais importantes de cada país. É o caso da Associação de Estados Ibero-americanos para o desenvolvimento das Bibliotecas Nacionais da Ibero-américa - ABINIA, que difunde o conhecimento das diferentes comunidades do Âmbito da Ibero-américa.

 

 


Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar amigo PDF PDF

Partilhar: Delicious Digg Facebook Googlebookmarks Meneame Tecnorati Wikio Yahoo

Publicidade