Quinta-feira :: 30 / 03 / 2017

Además RSS | Classificados Universia | Notícias | Registo | Tradutor | Miríada X MAPA DEL SITIO

Editoras universitárias


As editoras universitárias contribuem para a difusão e promoção de livros universitários entre professores, estudantes, investigadores e público em geral. O serviço de publicações das universidades permite que professores e investigadores possam difundir os resultados das suas investigações, teses de doutoramento e estudos, permitindo assim a partilha do conhecimento.

 


 apees 

Em Portugal existe a Associação Portuguesa de Editoras do Ensino Superior):

Criada em 2007, por um núcleo fundador de quatro editoras ligadas a outras tantas instituições de ensino superior (Universidade de Coimbra, Universidade do Porto, Universidade Fernando Pessoa e Universidade Lusíada), a Associação Portuguesa de Editoras do Ensino Superior — APEES foi constituída com o objetivo de promover a união e o fortalecimento das editoras do ensino superior, de dinamizar o livro universitário e de procurar soluções para os problemas próprios das editoras académicas.

A partir desse momento fundacional, a APEES começou a trabalhar no sentido de alargar o universo de associados e de fomentar o intercâmbio entre os seus membros e entre estes e entidades congéneres estrangeiras. Entre as primeiras iniciativas levadas a cabo, conta-se a construção de um portal electrónico vocacionado para a prestação de informações úteis sobre as atividades da associação e também para acolher um catálogo coletivo comum capaz de otimizar as vendas das livrarias virtuais de cada editora universitária.
 
Entretanto, juntaram-se também à APEES as editoras da Universidade de Aveiro, do Instituto Politécnico do Porto, da Universidade Aberta, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, da Universidade Autónoma de Lisboa, da Universidade Católica e da Imprensa de Ciências Sociais. Embora este grupo de onze editoras já cubra a maior parte das publicações académicas do ensino superior português, a APEES continua aberta à integração de novos membros, de maneira a reforçar ainda mais a capacidade de afirmação da ciência feita em espaço lusófono e de estimular o diálogo com as suas congéneres internacionais, em especial do universo ibero-latino-americano.

Ao tornar-se, em 2013, parceira estratégica do projeto UC Digitalis (https://digitalis.uc.pt/), a APEES prepara-se para entrar em força nos novos desafios da era digital, através da disponibilização de um leque inicial de cerca de 5.000 eBooks, além de muitos milhares de artigos.

 

Nesta área disponibilizamos também uma lista de links relacionados com as publicações universitárias portuguesas e estrangeiras.


Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar amigo PDF PDF

Partilhar: Delicious Digg Facebook Googlebookmarks Meneame Tecnorati Wikio Yahoo

Publicidade